Os Revirões de Vida e O Trem da Vida





SEU LIVRO DE VIDA

Quase tudo o que você quer saber
 sobre Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento
Em 22 Capítulos/Volumes
© 2008 Janine Milward


Capítulo 12


URANO E SEUS CICLOS, NA ASTROLOGIA

Oposição de Urano em trânsito a Urano natal

Os Revirões de Vida e O Trem da Vida

janine milward

Antes de mais nada, é preciso nos lembrar que nossa aula sobre o Trem da Vida aconteceu anteriormente à essa aula, nos trazendo então sua boa estruturação para que possamos melhor conversar sobre os Revirões de Vida.

E também é preciso lembrar ao Amigo das Estrelas que o Trem da Vida é um termo criado por mim, como um todo, para exemplificar os Nódulos Lunares e seus regentes, bem como os mapas formados por todos esses arquétipos.

O Trem da Vida vem apresentar a trajetória da Alma em termos de sua bagagem que traz de um número fusionado de vidas passadas - Os Vagões - e que esta bagagem deverá vir a ser usada nessa vida de aqui-e-agora e mais ainda acumulando novas bagagens, ao mesmo tempo em que também a Alma vai deixando bagagens para trás, e vai inovando, ousando, desafiando, realizando novas questões através da ampliação de sua consciência, dentro da Locomotiva. 

O Passageiro do Tempo é aquele que vivencia os Vagões, e o Motorneiro é aquele que se identifica com a Locomotiva e com a ampliação de consciência, nessa vida.

Ao longo de nossa vida sempre estaremos nos movimentando entre nosso passado, nosso presente e nosso futuro, ou seja, entre nossos Vagões e nossa Locomotiva de nosso Trem da Vida, isso é certo - em menores ou médios ou em maiores Revirões de Vida.

Em dado momento de nossa vida, estaremos mais presentes dentro dos Vagões e acionando nosso Passageiro do Tempo - porém sem jamais deixarmos de também visitarmos, volta e meia, nossa Locomotiva e de acionarmos nosso Motorneiro.  E em outros tantos momentos de vida, estaremos mais presentes dentro da Locomotiva e acionando nosso Motorneiro, da mesma forma, sem deixarmos de visitarmos nossos Vagões e de acionarmos nosso Passageiro do Tempo.

Mas sabemos que nossas vivências dentro dos nossos Vagões são voltadas às questões que já sabemos, que já conhecemos como pertinentes às nossas bagagens de vida - aquelas que trazemos de vidas anteriores para serem vivenciadas em nossa vida de hoje e aquelas que vamos amealhando ao longo de nossa atual encarnação.  Portanto, de alguma forma, existe um maior conforto do Ego em relação às suas vivências dentro dos seus Vagões do seu Trem da Vida...

E sabemos que nossas vivências dentro de nossa Locomotiva são voltadas às questões trazidas à nossa vida através nossos Revirões de Vida, ou seja, são questões novas, inovadoras - e se por acaso não forem assim tão novas ou inovadoras, estão sendo sempre remodeladas, adequadas aos nossos tempos de hoje voltados para nosso futuro, questões possivelmente metamorfoseadas e regeneradas por Plutão que as tenha revivenciado e trazido lá do fundo do baú de vidas anteriores e que também fazem parte do desenho original do nosso Risco do Bordado, sem dúvida alguma!

E certamente, da mesma forma, sabemos que nossa atuação em nosso Passageiro do Tempo é algo que nossa Alma já conhece; por outro lado, sabemos que nossa atuação em nosso Motorneiro é algo que nossa Alma coloca como aprendizado seu nessa encarnação.

(Nesse momento, o Amigo das Estrelas poderá novamente retomar sua atenção para seus mapas formados a partir do seu Trem da Vida - mapas esses extraídos de seu Risco do Bordado, de seu mapa astral natal - tema de nossa aula anterior.)
......................

Através nossos tantos e tantos Revirões de Vida que nos vão acontecendo ao longo de nossa encarnação - dos menores aos médios e aos maiores -, nossa Alma vai cada vez mais se aliando ao nosso Ego para que todos possam ampliar mais e mais nossa consciência de forma que possamos nos realizar mais e mais dentro de nossa Locomotiva e assim, acoplar às nossas novas ações de vida as bagagens purificadas e bem triadas que conservamos em nossos Vagões!


Sempre  a melhor forma de vivenciarmos nosso Trem da Vida é fusionarmos Vagões à Locomotiva, Passageiro do Tempo ao Motorneiro.  Um trem não se faz apenas com a locomotiva ou com os vagões: é uma inter-relação de conjunto que precisa todo o tempo funcionar em seu entrelaçamento de trabalhos pertinentes.

Porém, nosso imenso aprendizado nessa vida repousa mais dentro de nossa atuação em nossa Locomotiva - coisa que passamos a fazer de forma mais acentuada e mais conscientizada a partir de nossos anos trinta, ratificando em nossos anos quarenta e aprofundando mais e mais a partir de nossos anos cinqüenta em diante. 

Se pensarmos em termos de nossos Atos de Vida, nossa entrada em nossa Locomotiva - com maior atuação de nossa consciência mais ampliada a respeito de nossas missões a serem exercidas na Terra -, essa entrada acontece durante nosso Segundo Ato de Vida e é mais ratificada já nos aproximando de nosso Terceiro Ato e aprofundada   dentro desse Ato e já projetando para nosso Quarto Ato de Vida.


Os Quatro Atos da Vida:

Sobre os Atos de Vida, eu penso que o Primeiro Ato é a infância e é a adolescência.  Depois, adentramos o Segundo Ato, com uma maior maturidade.  No entanto, nossa grande maturidade nos chega ao começarmos a estruturar nosso Terceiro Ato, a partir dos nossos anos quarenta e assim fazendo em nossos anos cinqüenta e ratificando em nossos anos sessenta e bem vivenciando – se tudo der certo – em nossos anos setenta.  A partir de então, adentraremos nosso Quarto Ato de Vida – quem viver, verá.



Entre nossos 38 aos 44 anos de vida:
Tempo de Oposição entre Urano em trânsito ao nosso Urano natal
Tempo do verdadeiro Revirão da Vida!

Se levarmos em conta que passamos a tomar uma maior consciência a respeito de nossa Locomotiva e de nosso Motorneiro  - e de nosso Trem da Vida, como um todo - entre nossos Segundo e Terceiro Atos de vida, é certo também levarmos em conta que existe um momento quando essa ampliação de consciência se dá de forma mais intensa, quando o Revirão da Vida acontece de forma mais radical, digamos assim.

Esse momento normalmente nos acontece entre nossos 37 e 44 anos, ou seja, dentro do tempo da Oposição de Urano em trânsito ao nosso Urano natal: o verdadeiro Revirão de nossa Vida!

A verdade é que, a partir do Primeiro Retorno de Saturno, aos nossos 29 anos, nossa Alma começa a elaborar sua fusão mais plena com nosso Ego (embora o Retorno dos Nódulos aos 18 anos e o Retorno de Júpiter aos 24 anos já tenham iniciado esse processo dentro de um tempo de primórdios de maturidade), de forma que aos nossos 33 anos - quando repetimos de forma semelhante as entradas de Casas em nossa revolução solar aquelas que vemos em nosso Risco do Bordado -, nosso tempo de Iniciação, nosso renascimento para a vida, nosso amadurecimento ainda dentro de nosso Segundo Ato de Vida.  A partir de nossos 33 anos  de idade, a Alma já começa a bem se fusionar com o nosso Ego no sentido de nos aproximar mais e mais dos arquétipos em seu grande baile em nosso Risco do Bordado: começamos a nos tornamos mais autênticos, tanto em nosso Eu Interior quanto em nosso Eu Exterior; começamos a fundamentar nossos primeiros passos na jornada de tecimento de nosso tempo de maior Revirão de Vida, a acontecer entre nossos 38 e 44 anos: a Oposição de Urano em trânsito ao nosso Urano natal.

Se colocarmos diante de nós nossos mapas do Trem da Vida como um todo, teremos o mapa dos Vagões e o mapa do Passageiro; teremos o mapa da Locomotiva e o mapa do Motorneiro.  E certamente sempre teremos nosso Risco do Bordado que bem apresenta de onde nosso Trem da Vida vem, em Signo e em Casa astrológica, e para onde nosso Trem da Vida está indo, em Signo e Casa astrológica opostos e complementares.

Nosso tempo de Revirão da Vida vai nos apresentar nossa passagem de uma circunstância à outra, dos Vagões à Locomotiva e do Passageiro do Tempo ao Motorneiro.  Mas isso somente poderá vir a acontecer de forma plena se estivermos realmente voltados para nossa ampliação de consciência, para sabermos mais profundamente quem somos e quais são nossas missões a serem realizadas no Planeta Terra e o que devemos fazer e quem deveremos ser para podermos atuar nossas missões de forma bem completa, para podermos ser bem-sucedidos em nossa encarnação!

E é certo que também nosso Revirão de Vida poderá nos acontecer de forma mais radical, nesses tempos de oposição de Urano em trânsito ao nosso Urano natal, caso ainda não tenhamos realmente nos voltado para nossa ampliação de consciência.... mas nesses casos, como já comentamos mais acima, tanto o Despertar da Consciência quanto os Cortes Guilhotinais e quase sempre Inesperados nos trazem dor, nos fazem sofrer... pela lacuna existente entre a Alma e o Ego.

Aquilo que a Alma desejou - junto ao Tao da Criação - desenhar em nossa vida em seu Risco do Bordado, nem sempre o Ego sabe a respeito.  Pode haver uma dicotomia grande entre os desejos da Alma e os desejos do Ego - principalmente no mundo de hoje em que vivemos questões bem mais objetivadas e imperiosamente colocadas pela Sociedade de maior consumo, de maior pretensa produtividade, de maior competitividade, etc.  De uma forma geral, a vida imposta pela Sociedade como um todo, tem tido um tom de maior praticidade e de quase nenhuma espiritualidade, infelizmente - ocasionando essa grande lacuna entre a consciência dos desejos da Alma e a consciência dos desejos do Ego.
........................

Acaso a Alma e o Ego não tenham se fusionado ainda tão harmoniosamente - nem sempre a vida prática e a ausência de boa espiritualidade permitem que as pessoas ampliem suas consciências de forma satisfatória ao longo dos tempos que viemos comentando acima... -, existe sempre a possibilidade de que o Retorno de Quíron, aos nossos 49 anos de idade, nos traga uma maior maturidade e uma maior ampliação de nossa consciência.  Da mesma forma, nosso Segundo Retorno de Saturno, aos nossos 58 anos de idade, agirá da mesma forma.

No caso de a Alma ter se fusionado intensamente e harmoniosamente ao Ego e o Trem da Vida ter sido acionado como um todo em bom funcionamento tanto dos seus Vagões quanto de sua Locomotiva, também os tempos de Retorno de Quíron  e de Segundo Retorno de Saturno vêm nos proporcionar maior amadurecimento e uma consciência cada vez mais ampliada acerca de nós mesmos e de nossas missões a serem cumpridas no Planeta Terra, em nossa encarnação de aqui-e-agora.

Em ambos os casos acima mencionados, poderão adentrar dois Retornos de Júpiter, aos 48 anos e aos 60 anos de idade.  Sendo Júpiter nosso Dharma objetivado em nossa atuação social (bem como pessoal), o deus dos deuses, expansivo, benfeitor e justiceiro está sempre pronto a nos trazer seu auxílio.
............................

Portanto, para bem podermos identificar nosso maior tempo, em potencial, de Revirão de Vida, ainda dentro de nosso Segundo Ato de Vida mas já nos aprontando para nosso Terceiro Ato de Vida..., é bom que possamos nos estruturar sobre nossos mapas do Trem da Vida, como um todo, Vagões e Passageiro do Tempo, Locomotiva e Motorneiro, como é também fundamental que possamos nos estruturar sobre o mapa formado pelo momento absolutamente exato da oposição de Urano em trânsito ao nosso Urano natal (normalmente esse mapa é estabelecido para nosso lugar de nascimento ou de vivência mais ampla de vida).

Já de posse de todas essas informações, podemos confrontar o mapa da oposição em relação ao nosso mapa natal: quais considerações poderemos obter a partir dessa confrontação?  Ou seja, o mapa da oposição precisa ser entrelaçado ao nosso mapa natal assim da mesma forma como fazemos em relação às revoluções solares ou lunares - aulas que já tivemos em nosso Curso Amigos das Estrelas, lembra-se?

E mais: é importante também que tenhamos em mãos nosso mapa de Retorno de Urano à sua posição natal - momento esse realizado aos nossos 84 anos de idade... porque esse mapa sempre estará nos revelando sobre os desejos de nossa Alma a serem realizados nessa nossa encarnação.

E também ainda toda essa informação tão preciosa acima - Risco do Bordado (mapa astral natal), Trem da Vida em Vagões e Passageiro, em Locomotiva e Motorneiro, Oposição de Urano em trânsito ao Urano natal e Retorno de Urano à sua posição natal -, tudo isso poderá vir a ser adicionado aos mapas dos tempos de Quadratura de Plutão e de Netuno, os aliados de Urano em termos de Revirões de Vida!


Com um abraço estrelado,
Janine Milward

O homem se orienta pela terra
A terra se orienta pelo céu
O céu se orienta pelo Tao
E o Tao se orienta por sua própria natureza

Lao Tse


Você  nunca está só ou abandonado...
A força que guia as estrelas
guia você também


Srii Srii Anandamurti 



Quem sou eu

Minha foto
Sou uma estudiosa de alguns aspectos da vida.